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'O genoma, o ambiente e a comida como influenciadores do QI.' - Parte 2

Falamos de QI, mas o mais importante é que os nossos filhos sejam felizes!
Diria que com QI mais elevado, maior a probabilidade de perceberem o que é felicidade e lutarem por ela.

Na frase acima, referem-se três pontos que influenciam o QI:
1. os genes,
2. o ambiente,
3. a alimentação.

Tal como falei no post anterior, fui ler, pesquisar, estudar..


1. Os genes, ninguém os altera, vêm connosco desde que somos concebidos.

2. O ambiente. Somos imensamente influenciados pelo meio ambiente em que estamos inseridos. Forma de falar, de transmitir os afectos, de pensar, de conversar, de colocar os temas e estimular a curiosidade.
O ambiente influencia em larga escala onde nos vemos no futuro. Para onde caminhamos.
As palavras que usamos, o que vestimos, como nos comportamos, tudo isto é influenciado por aquilo que vivemos.
A vontade de querer mais, ou não.
O respeito pelos outros, o escutar ou saber fundamentar as nossas opiniões.
A felicidade!

3. Os dois pontos anteriores, quase que diria que são senso comum para influenciar o QI. Mas o terceiro, a alimentação?!!




Fui pesquisar e estudar este fim-de-semana sobre o tema, e há pontos que quero partilhar:

a) Uma nutrição ideal durante a gravidez e os primeiros 3 anos de vida é a mais importante porque 70% do cérebro humano desenvolve-se durante a vida fetal e os 30% restantes durante os anos pré-escolares.

b) Todo bebé deve ser amamentado para promover o crescimento rápido do cérebro durante a infância. Uma boa nutrição da mãe que amamenta melhora a qualidade do leite materno, garantindo uma concentração adequada de nutrientes inteligentes.
Melhorar o desenvolvimento da criança e reduzir os custos da saúde através da amamentação resulta em ganhos económicos para famílias individualmente e a nível nacional.

c) As crianças devem ser encorajadas a ter uma dieta que favoreça o desenvolvimento do cérebro, rica em nutrientes inteligentes e antioxidantes. A ingestão de fast food e refrigerantes deve ser desencorajada. Quando 100% das Doses Diárias Recomendadas (DDR) de todos os micronutrientes não podem ser consumidos através de fontes alimentares devido a preferências alimentares ou outras complicações, recomenda-se a utilização de suplementos nutricionais para garantir o desenvolvimento ideal do cérebro.

d) As crianças que frequentam a escola não devem saltar o pequeno-almoço por causa de efeitos adversos no crescimento físico e na capacidade de aprendizagem.

e) Além da nutrição, a atividade física e estimulação são igualmente importantes para promover o desenvolvimento do cérebro através da formação de conexões interneuronais, sinapses e dendritos. A estimulação do bebé deve começar no útero e continuar durante a infância.-

Termino tal como iniciei, ..
Falamos de QI, mas o mais importante é que os nossos filhos sejam felizes!


Referências: 
- Singh, Mehardan, (2003). Nutrition, Brain and Environment: How to have Smarter Babies?. Indian Pediatrics
- WHO Media Center (2017). Infant and young child feeding. WHO
- Birch, Dr. Leann; Savage, Jennifer S.; Ventura, Alison (2007). Influences on the Development of Children's Eating Behaviours: From Infancy to Adolescence. 
- Nyaradi, Anett; Li, Jianghong Li; Hickling, Siobhan; Foster, Jonathan; Oddy, Wendy H. (2013). The role of nutrition in children's neurocognitive development, from pregnancy through childhood.



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