pub wook

buuuu!! para o italiano

Ontem, esperava o meu mentor para ter revisão da minha tese.
Ele chega junto com a directora do mestrado, que imediatamente começa a falar comigo em Italiano.
Eu entendo o que me diz na perfeição, falo o suficiente para manter uma conversação básica, e sempre me diz que para arranjar um emprego em Itália se tem de falar italiano, caso contrário nada feito.
No meio da conversação diz-me que um colega meu americano já fala bem Italiano. E argumenta que é bem mais novo que eu. Ok.
Continuamos a conversação, e no final remata novamente com a mesma conversa, ao qual respondo prontamente, a sorrir e de forma educada, que falo português, inglês e espanhol, apesar de também entender bem italiano, mas necessitar praticar e desenvolver a língua.
Ela sorriu e eu comecei a revisão.

O meu mentor admirado diz, 'ahh! falas 3 linguas! pois mas se estás em Itália tens mesmo de falar bem italiano... caso contrário é muito mais dificil pois somos poucos a falar inglês!'

Eles têm razão, sem dúvida.
Mas eu vou para uma aula de italiano, e nada! Pois entendo tudo o que o prof diz. Os restantes alunos fazem questões básicas como o que significa 'cambiare'. Se vou para uma classe superior falta-me a gramática.
Ai, que aborrecimento!

Com tudo isto acresce o facto de não falar italiano entre amigos, pois são na sua maioria estrangeiros e os muito poucos italianos preferem falar inglês para praticar.
Enfim!, Estou perdida.

Os mais lidos