pub wook

buuuu!! para o italiano

Ontem, esperava o meu mentor para ter revisão da minha tese.
Ele chega junto com a directora do mestrado, que imediatamente começa a falar comigo em Italiano.
Eu entendo o que me diz na perfeição, falo o suficiente para manter uma conversação básica, e sempre me diz que para arranjar um emprego em Itália se tem de falar italiano, caso contrário nada feito.
No meio da conversação diz-me que um colega meu americano já fala bem Italiano. E argumenta que é bem mais novo que eu. Ok.
Continuamos a conversação, e no final remata novamente com a mesma conversa, ao qual respondo prontamente, a sorrir e de forma educada, que falo português, inglês e espanhol, apesar de também entender bem italiano, mas necessitar praticar e desenvolver a língua.
Ela sorriu e eu comecei a revisão.

O meu mentor admirado diz, 'ahh! falas 3 linguas! pois mas se estás em Itália tens mesmo de falar bem italiano... caso contrário é muito mais dificil pois somos poucos a falar inglês!'

Eles têm razão, sem dúvida.
Mas eu vou para uma aula de italiano, e nada! Pois entendo tudo o que o prof diz. Os restantes alunos fazem questões básicas como o que significa 'cambiare'. Se vou para uma classe superior falta-me a gramática.
Ai, que aborrecimento!

Com tudo isto acresce o facto de não falar italiano entre amigos, pois são na sua maioria estrangeiros e os muito poucos italianos preferem falar inglês para praticar.
Enfim!, Estou perdida.

Comentários

  1. aaaaaa !!! es re complicado hablar italiano y portugues !!! ya hablamos del tema porteños-italianos jajaja !!
    T quiero !!!
    Veni para acá que yo te ayudo a pronunciar de nuevo lo Y en vez de I jeje! y no me enojo ! :p

    ResponderEliminar
  2. Não consigo perceber que povo se "recusa" a falar uma língua que nos coloca mais perto de praticamente qq parte do Mundo. Chocou-me tb essa pressão do "ser mais novo que tu"... por momentos fiquei com a nítida sensação que nada mais contava. Mas claro que é perceptível que para trabalhar em Itália seja necessário que domines o italiano. Não te enerves e se queres um conselho, já que já entendes na perfeição procura frequentar aulas mais avançadas... mesmo que te falte a gramática (trabalho individual extra) é a melhor forma de ganhares a embalagem. Boa sorte! Não tenho a mínima dúvida de que te sairás bem! ;)

    ResponderEliminar
  3. Natii! Mira que voy!! hehehe!

    6ár6ara (este nome requer concentração para se escrever!), tudo irá pelo melhor caminho! ;)
    Por vezes eh apenas falta de paciência para a cultura italiana, que de fora se vê sempre muito intressante!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os mais lidos