pub wook

Origem do nome Uruguay & Montevideo

Uruguay

_'do rio Uruguai (realmente o nome oficial do país é “República Oriental do Uruguai”, com “oriental” representando a posição do território em relação ao rio). A palavra “uruguai” deve derivar da palavra guarani “urugua” que significa “rio dos caranguejos”. Outra possível explicação divide a palavra “uruguai” em três palavras do guarani: “uru”, um tipo de pássaro que vive próximo ao rio, “gua”, “que procede de” e “y”, “água”.'

in Só Curiosidades

 

Montevideo

'_Há pelo menos duas versões a respeito da origem do nome. A primeira se baseia no diário de navegação da expedição de Fernão de Magalhães, datado de janeiro de 1520. Esse documento registra a existência de um monte que se assemelhava a um chapéu, localizado à direita de quem navega de leste para oeste. A esse monte foi dado o nome de "Monte Vidi". Assinado por Francisco de Albo, contramestre da expedição, esse é o mais antigo documento em espanhol que menciona um nome similar a "Montevideo".

A outra versão, apesar de não ter base em documentos históricos, é mais difundida. Ela dá conta de que, navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avista-se o 6º monte na região em que hoje se situa a capital uruguaia. Daí, o registro de "Monte VI de Este a Oeste", que de forma abreviada se escreve "Monte VI-D-E-O".'

in Wikipedia

 

Bandeira

'A Bandeira do Uruguai é um dos símbolos nacionais do Uruguai. Adotada pelas leis de 16 de dezembro de 1828 e 12 de julho de 1930. Apresenta um sol na extremidade superior esquerda, e é a parte mais famosa da bandeira uruguaia.

A estrela solar é o "Sol de Maio", também presente na bandeira da Argentina.A inclusão do sol na bandeira do Uruguai deve-se aos laços históricos que uniram as duas nações quando elas compunham as Províncias Unidas do Rio da Prata, na independência da Espanha.

A disposição dos elementos que compõe a Bandeira do Uruguai é inspirada na bandeira dos Estados Unidos da América.’

in http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/uruguai/bandeira-do-uruguai.php

Comentários

Os mais lidos